Catedral Nossa Senhora do Desterro

A primeira capela dedicada a Nossa Senhora do Desterro, construída em 1651, marcou o início do reconhecimento da povoação de Jundiaí.

Foi em 1921 que o vigário decidiu aprofundar as características neogóticas do templo, substituindo o antigo forro de madeira pelas elegantes abóbadas ogivais em gomos, criando o transepto - com a ampliação de duas das capelas laterais - e entregando a decoração interna ao pintor Arnaldo Mecozzi (Frascati, Itália, 1876 - Santos, SP, 1932).

 

Centro Islâmico de Jundiaí

A Mesquita Omar Ben Abed Al Aziz foi inaugurada em 1990 e impressiona pela imponência de sua arquitetura no estilo das mesquitas do Oriente Médio, tanto na parte de fora quanto na de dentro.

A mesquita é famosa por seu lustre, que pende de uma cúpula dupla totalmente pintada à mão.

 

Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento desta cidade de Jundiaí foi fundado em 02 de Junho  de 1667. O interessante altar em São bento de Jundiaí, apesar do seu desenho tão estranho que lembra o estilo quinhentista, foi para a capela dos índios, de pinheiros, entre 1736 a 1740 então dirigida pelos monges beneditinos, em 1780, o altar foi transferido para a sacristia da igreja de São Bento na capital, onde permaneceu até 1911, ano em que foi transportado para a igreja beneditina de Jundiaí.

 

 

 

 

 

 

Igrejas